O crânio, a cervical e a nossa digestão.



A ideia de que o nosso corpo funciona como a soma das suas partes em perfeita harmonia não é nova, é útil, e é muito bonita. Mas se não soubermos em que se pode traduzir concretamente ficamos a nadar na maionese das frases bonitas sem utilidade prática.

.

No caso de uma digestão saudável é do interesse de cada um de nós ter uma coluna e crânio móveis, capazes de se mover adequadamente sem esforço ou dor. Isto é necessário para que, por exemplo, a condução nervosa ou o transporte de informação sejam feitos adequadamente desde a nossa rica cabeça à nossa barriga rica. Esta condução nervosa é importante para manter os reflexos da digestão que ocorrem automaticamente, como secreções de complexos enzimáticos para a destruição de comida ou a movimentação da mesma ao longo do tubo digestivo. Como exemplo de condutor deste tipo de informação entre o sistema digestivo, entre outras vísceras, e o nosso cérebro temos o nervo Vago também conhecido com nervo cranial X. Ele vai desde o interior do nosso crânio, passando pela cervical, entrando no tórax pela frente da cervical e entrando na cavidade abdominal passando pelo diafragma.

.

Na clínica em vários pacientes com disfunção digestiva ou de evacuação, idas à casa de banho dificultadas por obstipação ou ainda diarreia, podemos encontrar falta de mobilidade em qualquer fase do trajeto deste nervo cranial X. Esta falta de mobilidade é muitas vezes o suficiente para alterar a qualidade de informação por ele transmitida e causar os sintomas num local mais á frente. Como por exemplo à saída do crânio, no buraco jugular, dando flexibilidade aos tecidos envolvente a um paciente outrora aqui pouco móvel, vemos os sintomas de obstipação, azia, ou diarreia a desaparecer! Sim!! Num paciente com apenas uma cervical alta rígida, com falta de movimento, isto pode acontecer! Daí a importância de se fazer um exame físico manual. De se ver o paciente. De ver o corpo todo. Para podermos dar movimento ao que precisa de ser movido e para aí sim começar a prevenir com alterações de estilo de vida.

.

Proponho que escolham bem os profissionais que vos acompanham. Que sejam holísticos no verdadeiro sentido da palavra. Que vos ajudem. Que vos aconselhem a longo prazo. Que não vos queiram ver muitas vezes no consultório ;)

5 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube

©2019 by Oficina do Ser. Powered by WIX

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now