Quem somos

Projeto clínico

      A Oficina do Ser é um projeto clínico holístico com o objetivo de cuidar e educar o utente para a saúde integrada e consciente. Fundado pelo terapeuta Diogo Tavares Ribeiro, nasce em associação com o projeto A Escola do Ser Humano.
 

      Na oficina do ser o enfoque é em empoderar o utente com as ferramentas certas para que gerir a sua saúde seja mais fácil do que nunca. Abrindo, assim, espaço para que o cumprimento do seu propósito de vida e as suas relações interpessoais estejam em primeiro lugar!
 

      Intervimos no tratamento de:
 

  • Dores físicas diversas:

-Musculares;

-Articulares;

-Viscerais.
 

  • Problemas digestivos:

-Azia;

-Obstipação/prisão de ventre;

-Diarreias;

-Náuseas;

-Gases.
 

  • Medos, ansiedade e outras emoções que possam estar estagnadas;
     

  • Falta de concentração e falta de foco;
     

  • Falta de vitalidade.

Fundador

      Tudo começou quando era pequenito e dizia que queria ajudar outras pessoas. A verdade é que grande parte da minha vida quis ser médico. Primeiro médico de família, depois pediatra, culminando, por fim, em cirurgião. Até que um dia por volta do meu 10º ano de escolaridade, já um ser minimamente capaz de pensamento crítico, comecei a ser exposto a uma visão mais holística do que é a saúde.

      Proporcionou-se através da minha Mãe que, com as suas ferramentas desde psicoterapia a PNL, abordava o ser humano com um prisma mais inclusivo. Foi me permitido estudar e conhecer fatores emocionais, psíquicos, sociais, ambientais completamente indissociáveis dos físicos. Mais tarde entra a ideia de energia, a ideia de que ao nível subatómico, quântico tudo é som, vibração, energia e que por ela tudo está interconectado e é indissociável.

      Todos os novos fatores me fizeram então reconsiderar a minha carreira na saúde. Depois de uns tempos disperso, no meu 12º ano de escolaridade apercebi-me de que queria continuar a estudar as ciências médicas e a arte de potenciar a cura, mas com esta nova visão. Daqui se abriram as portas para a minha paixão pela Medicina Ayurvédica, aquela à qual eu tomo a liberdade de atribuir o título de O verdadeiro Sistema de Saúde, e também a Medicina Osteopática.

      Estudante da licenciatura em Osteopatia na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, decidi adquirir também formação profissional em Massagem Terapêutica Ayurvédica no Instituto de Medicina Tradicional em Braga.

      O meu nome é Diogo Tavares Ribeiro e sou Massoterapeuta Ayurvédico. Formei-me em Massagem terapêutica Ayurvédica com a técnica de Kosum Modak. Esta mulher indiana, junto de Vaidyias (médicos ayurvédicos), criou a técnica também conhecida como Yoga Massagem Ayurvédica.

      Hoje, vejo as ciências médicas e holísticas como ferramentas extremamente úteis na prática clínica, na educação para a saúde e no empoderamento para a manutenção da saúde. No entanto, são apenas ferramentas para ajudar o ser humano a ativar os seus mecanismos internos, a sua poderosíssima farmácia interior.

      A verdadeira cura vem de dentro e com auto-reflexão e bom acompanhamento acredito que todos podemos ligá-la como que com o pressionar de um botão.

      O objetivo é traçar o caminho do meio onde as ciências fundamentais da atualidade se juntam com a sabedoria antiga, para que tenhamos o melhor dos dois mundos.

Escola de pensamento: Ayurveda

      Ayur = Vida e Veda = Conhecimento, o que faz do Ayurveda a ciência da vida, a arte de viver. Este sistema fornece-nos ferramentas muito concretas para que em cada momento, local e situação cada ser com a sua individualidade tenha a capacidade de manutenção da sua saúde. Através da alimentação, fitoterapia, psicologia, astrologia e muitas terapêuticas o Ayurveda cuida do ser integral e holisticamente. Para o Ayurveda não existe dissociação mente/ corpo/ espírito e qualquer terapeuta ou médico ayurvédico tem noção de que a saúde é influenciada pelos nossos ambientes externo e interno, que a melhor medicação que podemos consumir são os alimentos que ingerimos e que o nosso corpo tem a capacidade de auto-cura.

      O objetivo do ayurveda como filosofia de vida é a libertação, a transcendência e com ela o cessar do sofrimento.

      Através da nutrição adequada, práticas de yoga como a meditação, asanas (posições), pranayamas (exercícios de respiração), entoação de mantras, mas também a aplicação da sua filosofia de momento para momento, o ayurveda pretende dar ao homem as ferramentas necessárias para este encontrar o equilíbrio, a saúde perfeita e viver plenamente para atingir a transcendência.

Ferramentas terapêuticas

Massagem terapêutica Ayurvédica

 

      O método Kossum Modak da Massagem Terapêutica Ayurvédica, visa a melhoria do estado físico, psicológico e emocional do paciente. Promove flexibilidade e abertura em todos os planos do ser através de técnicas de massagem profunda, alongamentos e trações. Integrando os princípios do Ayurveda, esta massagem tem efeitos como:

  • Relaxamento de tecidos musculares;​

  • Aumento da circulação sanguínea e linfática;

  • Libertação de toxinas;

  • Aumento da oxigenação dos tecidos;

  • Boost imunitário;

  • Facilitação do fluxo de prana (princípio de energia vital);

  • Promoção de sensação de leveza e agilidade;

  • Flexibilização da coluna vertebral;

  • Ativação de concentração e vitalidade;

  • Afirmação, criação de confiança e segurança;

  • Libertação de emoções estagnadas, proporcionando, por vezes, catarses poderosas;

  • Relaxamento e alívio de estados depressivos.

Terapia Manual Ocidental

       Como estudante da licenciatura de Osteopatia tive oportunidade de completar cadeiras que me informaram acerca de diversas técnicas osteopáticas e de terapia manual moderna. Desde o campo sacro-craniano, à pediatria e obstetrícia; Desde a área desportiva à postura. Tudo com um profundo enraizamento na anatomia e fisiologia médicas e no entendimento de cada área em si. Com estes estudos aprendi a utilizar:

  • Técnicas Rítmicas: Stretching, articulatórias, bombeio, tensão mantida, inibição, energia muscular de Mitchell, neuromuscular creeping fascial e relaxamento muscular;

  • Técnicas com thrust: diretas, semidiretas, indiretas;

  • Técnicas funcionais: de Hoover e Sutherland, de Jones (strain and counter-strain), de Chapman;

Entre outras...

Recomendações de estilo de vida

       O último grande pilar das nossas intervenções, e talvez o mais importante deles todos, é no ramo do estilo de vida. Medicina manual é muito eficaz e muito proveitosa, no entanto é ainda mais potenciadora de saúde para quem já cuida de si. A literatura médica científica tem chegado ao consenso de que uma dieta adequada ao ser humano aliada com movimentação do corpo, hábitos de sono regulares, exposição ao sol regular, socialização e o fator chave de meditação, são os maiores proponentes de maior qualidade de vida e longevidade! Mas a literatura médica científica só vem confirmar o que já sabemos bem lá no centro do nosso ser. 
       Com isto, recomendações de alteração de estilo de vida ajudam os nossos pacientes a atingir mais duradouros e melhores resultados, olhando a raíz do problema e arrancando-a duma vez como uma erva daninha no nosso jardim da vida.

Onde nos encontramos

      Encontramo-nos na clínica da Terapias da Mente, em Santo Tirso.

©2019 by Oficina do Ser. Powered by WIX

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now